Amber Entrega a Melhor Música do Station, uma das Melhores do Ano e Ainda Prova Como Há Muito Conteúdo no Kpop

amber borders fx sm station
Um pedacinho de positividade em sua semana.
Eu tô achando bem bacana esse SM Station, ao contrário da maioria, pelo jeito. Gostei bastante de Rain, da Taeyeon, e Spring Love, da LinWendy com Eric Nam, além do inesperado solo feat. debut da Yoona. São downtempos agradáveis e de fácil deglutição, mas é claro, seria insensato negar a falta de ambição do projeto, que semana-pós-semana, apresentava mais do mesmo.

Pois bem, a reviravolta saiu hoje, sob o nome AMBER, uma das rainhas do f(x), esse grupo fantástico e subestimado pelos mortais.

A sonoridade já uma bem-vinda novidade, um Synth Hip-Hop, que apesar de manter um tom de balada, possui seu diferencial justamente na voz da Rapper. Confira o MV:



Se avaliada isoladamente apenas pela qualidade musical, Borders já justifica a existência do SM Station, além de ser um dos melhores lançamentos do ano, mas o diferencial vai mesmo pra mensagem da canção.

Confira a tradução do que Amber disse em seu Instagram:

“Antes da música ser lançada, há algumas coisas que eu gostaria de compartilhar. Essa música me tomou muita coragem para escrever porque eu estava sempre apreensiva do assunto que eu falaria. Eu estava fazendo esse trabalho por muito tempo e agora eu não falo como a Amber do f(x), nem como a ‘celebridade’ Amber, mas apenas Amber. Apenas a simples e humana Amber. ‘Borders’ é mais do que uma música: Sem conceitos glamourosos, sem ‘Tentar ser legal’. É a crua e real história sobre a realidade. Ela compartilha não só minhas experiências pessoais, mas de pessoas próximas a mim. Todos os envolvidos no projeto - os produtores, meu time DPR, os atores, a staff) foram pessoas escolhidas especificamente como eles nunca desistiram de mim e acreditaram na minha visão. Por isso, quero agradecê-los por fazer isso possível para mim. Quando vocês ouvirem ‘Borders’, há apenas uma coisa que eu desejo a todos que possam pegar a partir da música: NUNCA desista de você mesmo. Sempre haverá esperança no meio desse sombrio e exigente mundo. Por fim, viva por aqueles que não têm oportunidade e continue lutando. Sempre obrigado a vocês. Vocês fizeram isso possível.”

Uma prova de como aqui, o conteúdo é mais importante que o ritmo, é o idioma, o acessível e universal inglês - qual ela manda muito bem, afinal. É admirável que em meio a um projeto que pode ser considerado um caça-níquéis da SM, uma artista de renome e reputação tão grandes quanto Amber, utilize do espaço para lançar uma pequena realização autoral e altamente pessoal, expondo muito se sua personalidade e invejável caráter, com uma mensagem que ela dificilmente conseguiria passar nos lançamentos oficiais do f(x) - não pela qualidade do grupo, que é ótimo, mas sim pelo fator comercial envolvido. 

Mensagem tal que coloca Borders num patamar acima de músicas comuns, e a destacam no meio de tanta mesmice. Poderia ser só uma canção bonita, mas é uma lição de vida. Pra vida.

Tradução de Boards

4 Comments

  1. Já estou apostando nela como melhor música do ano. Além de Borders ter sido a salvação do projeto Station, foi, ao menos para mim, a melhor coisa lançada em todo o kpop até o momento. Espero que a SM algum dia dessa vida invista na carreira internacional dessa garota, acredito que a Amber possa vir a fazer muito sucesso no mercado americano ou europeu com músicas nesse estilo.

    Não sei se você conhece o cantor Troye Sivan, mas achei Borders muito parecida emocionalmente com as canções do último álbum dele, Blue Neighbourhood. Quero os dois trabalhando juntos para ontem!

    Elfo Livre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô gostando do Station, principalmente da música da Wendy, mas não nego que está estagnado numa mesmice, e essa da Amber merecia uma projeção maior, tamanha sua qualidade. Assim como você disse no Elfo, acho muito difícil que durante o ano alguém vá conseguir igualá-la, mas torçamos.

      Pensei o mesmo que você no sentido da universalidade, pois acho que com uma equipe competente, dava pra vender bem a canção e logo, a artista no mercado americano. Bem melhor do que a Cl tem feito, na verdade.

      Tudo que conheço desse cantor é Youth, pelo seu blog, haha. Mas vou escutar esse álbum então.

      Agradeço o comentário!

      Excluir
  2. Antes de mais nada, parabéns pelo blog ^^
    Borders é uma das músicas mais bonitas e profundas que o Station já lançou e já está na minha lista de favoritas junto com Tell Me What is Love <3

    http://haruharublog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! ^^

      Talvez seja a canção mais complexa e inteligente do Kpop durante esse ano, uma pena que não foi divulgada, pelo fato de ser do Station. Merecia mais.

      Excluir