Taeyeon e o Guia de Como Não Tratar Seus Ídolos


Tendo passado basicamente 2 anos foram, o Comeback do SNSD, que seria esperado ansiosamente por uma larga massa em qualquer circunstância, se tornou um evento inexorável, como uma ocasião a ser relembrada e degustada nas minúcias. O grupo completa 10 anos, uma data que reitera seu papel no Pop Coreano, incomum para qualquer girlgroup. E também os questionamentos do futuro. Na melhor das hipóteses, teríamos de esperar mais dois dígitos de meses para ver as Soshis novamente, em meio a suas atividades pessoais, naturalmente o foco das artistas neste estágio da vida. Já em um cenário pessimista - porém, não rejeitável -, seria um adeus ao Girls' Generation.

Só que, infelizmente, o buzz deste retorno tem alcançado diferentes nuances, e o menos considerado é justamente o musical, este o fator principal de união aos Sones. Começou com as vendagens abaixo da média dos singles, e então, um mar de confusões e erros de gerenciamento da SM, como a curta promoção, pequena participação na mídia, artifício corriqueiro para divulgar grupos em seus períodos de comeback,  falta de reposição do LP em lojas. Tudo culminou com a revelação de imbróglio na renovação do contrato das meninas. 

Pronto. Renovação de contrato. Esteja instaurado o caos. Desvirtua qualquer atenção do que realmente interessa e qualquer cara torta gravada se torna assunto para posts conspiratórios no Koreaboo e discussões cheias de gifs e deboche no One Hallyu.

Relacionado: Em data histórica, SNSD tem comeback digno de seu renome.

Ontem, já tivemos a nota onde Tiffany supostamente estaria a estudar atuação (O que é um alento visto que a grande maioria dos Idols basila apenas na sua fama para angariar papeis por aí, sem o mínimo senso dramático) para abandonar de vez o SNSD. 

Uma polêmica vazia e ainda não confirmada. Algo comum na coberta de celebridades. Nada exclusivo da Coreia e que valha preocupação. O pior, entretanto, ocorreu hoje, na chegada de Taeyeon ao aeroporto de Jacarta, capital da Indonésia.
WTF IS THIS?! YOU COULD HAVE CRUSHED HER, THEY LITERALLY HAD TO THROW HER FORWARD TO KEEP HER SAFE! pic.twitter.com/9Xwj4P6HnF
— Emma(Exams)🐳 (@MakeTaeLoveYou) August 17, 2017
O que deveria ser uma simples caminhada até o transporte que a levaria para o destino posterior, se tornou um suplício de origem coletiva, supostamente fãs, na pior terminologia possível da palavra - sasaengs -, sem pudor ou respeito à pessoa Taeyeon, e sim uma obsessão doentia na imagem que ela representa.

Sim, Taeyeon é essa bola de futebol aí no meio. O que acontece é que a SM, em um caso imperdoável de negligência, a não ser que se revele um caso de opção de Taeyeon - o que seria 99% impensável - não a muniu com seguranças pessoais, algo básico e banal para qualquer pessoa ~pública~, de grande representatividade e exposição. O tumulto gerado por sua chegada foi tanto que os seguranças do próprio aeroporto, com a sensibilidade de um rinoceronte, tiveram de intervir e praticar uma escolta improvisada, claramente sem o treinamento adequado para a situação. Mas, claro, culpa alguma reside neles.

Não é a primeira vez que temos notícia de perseguição exacerbada por parte de fãs. A maioria dos casos, inclusive, se centra em membros de boygroups. O que salta aos olhos aqui é a ingenuidade de deixar Taeyeon e seu manager sozinhos sem a óbvia constatação de que ela chamaria atenção. Porém, repito, a atitude dos presentes é incompatível com quem se diz fã. Ou você acha natural isto?
Someone knocked into Taeyeon with their large camera and Taeyeon’s expression went down from there >:( pic.twitter.com/P0BVRZISkg
— 소원805 (@jasminelep) August 17, 2017
E isto?
Taeyeon looks way too uncomfortable here…
That wince at the end too >< pic.twitter.com/eHFJyzQbRa
— 소원805 (@jasminelep) August 17, 2017

Mesmo sendo alguém acostumada a grandes públicos, esse cercamento genuinamente selvagem escapa do senso comum e transborda o egoísmo e falta de noção das pessoas para tirarem logro próprio - e o que mais irrita, não apenas neste espectro, é a deplorável ânsia em sempre carregar o celularzinho para filmar e poder mostrar ao mundo o que aconteceu. As pessoas não almejam mais a experiência do contato e, talvez, obter um diálogo amistoso. O que se busca é o reconhecimento e aprovação de ser diferenciado. Chocar.

Por que seria, para alguém que se considera fã (no dicionário,"indivíduo que tem e/ou manifesta grande admiração por pessoa pública"), mais importante causar desconforto e medo na pessoa a quem se adora, do que a confraternização? Mesmo que se faça urgente o registro fotográfico, não seria mais atraente, para a memória e ao produto imagético, vê-la sorridente, acenando, do que encolhida, com rosto apavorado e a passos largos para a saída? Não há, simplesmente, explanação razoável e coerente para quem faz isso.

Relacionado: Taeyeon e o imediatismo que nos assola.

Fandoms costumam se chamar de família para criar o senso grupal de pertencimento. Na prevalência de casos como este, há de se reavaliar a significação do termo.

Seu ídolo não é um produto. Não é um rótulo, uma embalagem, um recipiente devoto a você e que lhe deve obediência pelas horas gastas a assistir vídeos ou dinheiro investido em produtos de uso pessoal. O privilégio é acompanhá-la(o). De nada adianta fazer militância contra abusos empresariais e descaso artístico, depredar quando as empresas fazem as Idols pedirem desculpa por motivos irrisórios e sem culpa, quando ao ter chance, fazemos igual.

Isso apenas prejudica um relacionamento que deveria gerar prazer em ambos partidos. Apenas fomenta o afastamento alienado e a idealização inconcebível.

Afinal, é preferível ver alguém que você preze assim?
Resultado de imagem para taeyeon smile gif

Ou assim?

Não é difícil escolher.

Você gosta do conteúdo do Delírios? Não deixe de curtir a página no Facebook.

Marcadores: