TAG - O Definitivo Guia das GirlBands Coreanas.


Mosqueteiros e lutadoras de Kung-fu, como andam? Está combalido o blog - não é culpa minha. Apontem os dedos ao entretenimento coreano, mais morto que a consciência moral de nossos políticos.

Para animar as coisas, o Adriano e o Igor (meu rival de gosto ruim <3) parceiros do Blog, me escantearam e criaram uma tag. O segundo me indicou, e o projeto consiste em listarmos, em vários estágios diferentes de gosto, nossos girlgroups favoritos, assim como a Sports Chosun fazia até 2015, quando perderam a credibilidade após manterem o Sistar no mesmo patamar de SNSD e 2NE1.

O aviso desnecessário de sempre é: o ranking é baseado em minha opinião. Infelizmente, eu não tenho influência nenhuma no decorrer das coisas. Colocar seu fave num nível baixo não vai afetar sua trajetória, acredite(!!!!!!!!).

É uma maneira eficaz de vocês saberem mais sobre meus gostos. Vamos lá:

Céu

4Minute -Wonder Girls.



Grupinhos que Partiram e Deixaram Saudades.

Acho que dispensam comentários. O 4Minute teve um bom início, um meio apagado (Brave Sound Drop It!) e um final de carreira devidamente glorioso. Mais que viverem o auge artístico, elas haviam finalmente encontrado um tom forte para construir sua identidade. Fechava bem com as integrantes. Ter essa jornada interrompida no meio foi um pecado.

E ai de quem não lamente a partida do Wonder Girls. Que grupo fenomenal. Mesmo com todos os percalços e um chefão que parecia torcer pelo seu fim há meia década, sempre conseguiram manter um esmero em seus releases, assim como um público fiel, algo raro quando se passa anos sumido.

Parede Inquebrável

f(x) - SNSD


Meus grupos prediletos. Os que eu escolheria manter pelo maior tempo possível, ir em shows, levar discografia pra ilha deserta. Sas coisas.

Um é o responsável por me apresentar ao K-pop. Talvez, se conhecesse hoje em dia, não teria o mesmo afeto, mas isto é apenas uma hipótese vazia. Como eu agradeço por ter sido apresentado ao Kpop pelo tal do Gee Gee. Integrantes maravilhosas e um pioneirismo só dirimido pela mão pesada da empresa em mantê-las em terrenos mais comerciais. E até por isto, surge o contraponto no f(x), que sempre teve a liberdade para atravessar restrições pasteurizadas e abraçarem conceitos e sonoridades imaginavelmente impossíveis no contexto que se inserem.

E como isto se une à integrantes talentosas, carismáticas e lindas, o pacote é completo, digno da melhor catálogo do Pop Oriental. Demorei para decretar o f(x) como meu grupo favorito, mas ninguém parece capaz de tirá-lo de lá.

Eleitorado Nacional

AOA - Gfriend - Orange Caramel - Red Velvet.



Grupos que aprecio muito, mas um degrau abaixo das acima (dã), muito pelo diferente impacto que exerceram em mim.

Pode-se dizer que estes 6 nomes fecham o que eu chamaria de "minhas faves", atos que eu tenho um apreço especial. Dentro desta descrição, estas 4 são menos privilegiadas, mas a paixão ainda é forte, de biasar, ansiar comebacks e acompanhar por redes sociais.

AOA são rainhas da farofa e gostosura. Orange Caramel é um respiroo de loucura e imprevisibilidade. Red Velvet é o f(x) junior, sem pudor e equilíbrio, até por isto adorável. E Gfriend é o vanguardista de meu coração entre a nova geração. Um exemplo de como o ingênuo não precisa ser chato. Com seus sorrisos, riffs e sintetizadores reverberantes, me conquistaram.

High Society

 Twice - Stellar - miss A - Ladies' Code - After School - Berry Good - T-ara - EXID



Grupos que respeito e gosto acima da média, mas que em algum ponto, derrapam, o que as mantêm afastadas do pelotão de frente.

Gosto bastante de todas aqui. A posição é decorrente de justificativas variadas. Stellar é meu favorite Flop. Mas o curto repertório pesa contra. miss A só possui discos e singles ótimos. É justamente na displicência do JYP que está seu calcanhar de Aquiles. Tanto tempo de espera para retornos arrefeceu meu sentimento. Ladies' Code voltou com tudo após a tragédia. A dor foi canalizada, curiosamente, em seus melhores produtos, muito superiores que os derivativos que liberava antes. Se mantiverem este padrão de qualidade - mesmo não atendo-se em melodias melancólicas -, vão erigir ainda mais. After School compartilha o problema de miss A. Na verdade, bem poderiam estar no céu, mas a Pledis não permite.

Caso a Tag fosse de 2013, o T-ara estaria na parede. O que veio depois, no entanto, debandou muito do que sentia por elas. Berry Good e EXID me entretêm há anos, mas nunca senti uma empatia maior com as integrantes, o que afinal, é importante em como nos relacionamos com os artistas. E as integrantes são as únicas razões do Twice estar aqui. Musicalmente, devem muito, mas sou tão apaixonado pelas meninas que acabei criando um carinho enorme pelo todo.

Nível de Mania

OMG - Fiestar - Mamamoo - Dal Shabet - Brave Girls - Girl's Day - Apink - BEG - Lovelyz - Crayon Pop - Laboum



Atos que devem em algo. Nada especial a favor nem nada contra. Se vier algo ruim, desconsidero. Se vier algo bom, ainda bem.

Reconheço que vários nomes aí (Mamamoo, Girl's Day e BEG) possuem muito mérito e coisa boa em sua história. Mas nunca consegui me conectar com elas a ponto de desejar vê-las a todo momento. Fiestar, Brave Girls, Apink, Lovelyz, OMG, Girl's Day e Dal Shabet são inconstantes demais para almejarem algo melhor. Podem nos brindar com maravilhas (Mirror, Deepened, Remember, Destiny, Closer, Something e BBB), mas também tosquices insossas (Apple Pie, Candy Jelly Love, Aing, Female President e Fri. Sat. Sun.). O grupo do Brave Brothers está muito bem desde o revamp, mas por se tratar de algo relacionado ao cara, melhor aguardar.

Crayon Pop e Laboum recebem os mesmos comentários de Berry Good e EXID - gosto das músicas, mas pouca empatia no geral. Estão mais abaixo pela apreciação sonora ser menor às supracitadas.

Linha de Popularidade Magnética

 Hello Venus - April - CLC - Sistar -  RaNia - 9Muses - Sonamoo



Grupos que tenho um pequeno histórico negativo. 

Todos os nomes aí possuem um catálogo mais negativo que o contrário. Algumas tiveram pequenos sopros de brilho, mas obstruídos por desgraça. Hello Venus, Sistar e, principalmente, CLC, tiveram últimos lançamentos muito oportunos. Se seguirem a linha, as empresto uma escada.

O resto, pfft, não dá.

Candidatas Futuras

 WJSN - BlackPink - DreamCatcher - Loona - DIA


Eu curto vocês. Se se ajudarem, o estrelado pessoal as aguarda.

Novamente, escaladas diferentes de respeito dentro de um mesmo quadro. BlackPink tem integrantes talentosas e que já simpatizei - principalmente Jisoo. A carreira é curta e irregular - debut razoável e comeback quase impecável -, então espero o próximo comevolta para ter um vislumbre mais amplo de qual caminho elas devem seguir.

DreamCatcher tem apenas uma faixa. Só que foi tão boa, que já merecem nota. (Os covers do YouTube também são ótimos.)

Loona é um mistério e não me arrisco, enquanto WJSN e DIA também sofrem de inconstância. Se encontrarem sua identidade e forem beneficiadas por boas escolhas da staff, terão minha gratidão. Estou de braços abertos.

Quem não tá aí, ou esqueci, ou não dou bola suficiente.

Meu Inferno tá livre de GirlGroups por enquanto. Sou da paz. Viva os girlgroups. :).
sulli amber fx f(x) kpop gif

É isso, Delirianos. Espero que tenham curtido. Deixe sua pirâmide nos comentários para discutirmos e compararmos.
tzuyu nayeon twice gif

Você gosta do conteúdo do Delírios? Não deixe de curtir a página no Facebook e nos apoiar para a produção de novos materiais.

Marcadores: ,