O Grandioso Feito do Twice.

10/19/2016 0 Comments A+ a-


Eu iria esperar os 100 milhões, mas acidentalmente descobri que hoje o Twice comemora 1 ano de sua estreia, então vamos lá!

Hoje, dia 19/10, 'Like Ooh-Aah' completa um ano e acaba de atingir um feito impressionante - o MV passou a quantia de 94 milhões de visualizações.



Pode parecer algo não tão notável em tempos onde BigBang e EXO conseguem a marca com lançamento sim, lançamento não, enquanto vários outros vídeos se aproximam velozmente dos nove dígitos.

Porém, não obstante em ser um girl group, que acabaram perdendo um pouco de espaço para seus antônimos de gênero nos últimos anos, a conquista do Twice ganha peso justamente pelo fato de ter sido um debut lançado há doze meses.  

Além de tudo, seu segundo single, Cheer Up, deve atingir a quantia nos próximos dias.

Para dimensionar o êxito, temos de comparar com os outros Debuts mais vistos. Completando o pódio com Ooh-Aah, temos Fire, do 2NE1, lançado sete anos atrás e que agora se aproxima dos 44kk. Nem a desculpa de versões diferentes serve agora para os Blackjacks, visto que a soma ainda é bem aquém a Ooh-Aah.

Em segundo lugar, tem-se Face, do Nu'Est com 53kk, lançado há quatro anos e com fama jamais repetida pelo ato, o que denota ainda mais a impressionante capacidade do Twice em atrair o público.

Se compararmos com outros girl groups célebres e de sua geração, a discrepância continua enorme: o Debut do SNSD só foi upado pelo canal da SMTOWN há 5 anos, mas mesmo assim, seus menos de 20 milhões deixam claro que três anos a mais não fariam diferença; Replay, do SHINee, conta com menos de 3 milhões de visualizações; Mr. Ambiguous, do Mamamoo, soma menos de milhões em seus mais de dois anos no Youtube; Bad Girl, Good Girl, do missA, possui quase 40 milhões. Um grande número, mas nem metade de Twice, 

Para algo mais próximo, a vantagem segue enorme: Glass Bead, do Gfriend, conta com cerca de 18kk, e Happiness, do Red Velvet, quase 40, outro bom número irrelevante no um a um.

Quem ameaça essa supremacia é Black Pink, cujo double-a-side - Boombayah e Whistle - já acumula views impressionantes. Mas o papo agora não é sobre elas.
twice momo tzuyu gif

Claro que podemos inserir variantes aqui, justificar via parâmetros algumas razões para tamanha diferença a seus rivais de mercado. Quanto a grupos mais antigos, tem-se o fato da massiva popularização do K-pop nos últimos anos, deixando de se tornar algo cult de nicho para realmente se tornar algo de nicho massificado, com eventos mundo afora, shows, presença crescente na mídia e até a loucura inimaginável de ganhar quadro no Raul Gil.

O simples privilégio de ser produto do JYP já é vantajoso, com a visibilidade proporcionada pela empresa e seus recursos de divulgação maiores que do Gfriend, por exemplo; e até o aumento ao acesso mundial à Internet, o que obviamente deixa o Pop Coreano a um alcance maior ao redor do globo.

Tudo isso, entretanto, não serve para diminuir o que o feito representa. No máximo, serve para algum fã amargurado dar desculpas do porquê suas favoritas estão tão para trás. Em uma decisão no esporte, não importa que o time perdedor tinha atletas lesionados, algum erro de arbitragem, pois a história, lentamente, lembrará apenas de quem ocupa a primeira oposição. E aqui é o mesmo (ao menos com quem se importa).
momo twice gif

Todo esse sucesso imediato em um ano de existência, uma celebrização surreal, criou atritos com outras fanbases, principalmente as de atos grandes, que se consideram intocáveis. Logo ao surgir, houve a rivalidade com Sones pela quantidade de integrantes e várias alcunhas precipitadas do "Novo SNSD". Ultrapassar Fire, logo em Março, já enraiveceu os Blackjacks. Até mesmo os Elvis entraram na jogada, com a prematura tentativa de dizer que Tzuyu é a nova Seolhyun, como se a segunda fosse um objeto ultrapassado (ela tem 21 anos, caras). Enquanto fãs do Red Velvet e Gfriend demonstraram muita insatisfação em programas como o Weekly Idol dos respectivos grupos, quando os apresentadores insistiam em várias comparações com o Twice. 

Isso é, de certa forma, natural. Fandoms brigam, 98% dos casos por pura imaturidade, o que acontece aqui. Eu mesmo me encaixo em dois dos fandoms supracitados, além de preferir Gfriend e Red Velvet a Twice, mas bem, o que isso importa, não é mesmo?!

Se elas merecem ou não, não entra em voga, pois no ano em que estamos já está mais do que averiguado mundialmente e em todos os elementos possíveis, do cinema ao cara que recebe aumento salarial na padaria, que merecimento e qualidade podem ou não andar lado a lado. O que eu acho? Eu só quero que TT seja bom ;). 

É K-pop. Aceitem!
twice gif ooh aah

E não deixe de curtir a página do Delírios no Facebook.