Algumas Músicas Nugus que Você Precisa Conhecer

A Vida Fora do Mainstream.
Caso não seja parte de seu conhecimento, Nugu é uma forma que chamamos músicas ou grupos que são um "ninguém". Ignorados, extremamente desconhecidos. Mas é claro, isso em nada reflete na qualidade sonora destes atos. Uma empresa pequena, pouca atenção da mídia, integrantes que fogem dos padrões estéticos coreanos (e sabemos como esse é um fator capital), enfim, podemos citar vários motivos e mesmo assim não teremos a fórmula do fracasso.

E com este post, objetivo vos apresentar algumas canções maravilhosas daqueles que nunca receberam uma manchete no Allkpop, nunca foram assunto no seu grupo do whatsapp e nem apareceram no topo dos charts.

O mundo Nugu é fabuloso.

Playback - Playback



Um desses grupos tão desconhecidos, que as informações são extremamente exíguas na rede. O que sei, é que debutaram em 2015 e conseguiram algo raríssimo: fazer um single com o mesmo nome do ato que é BOM. Mas sério, por que algo assim cai no ostracismo se Mamamoo e Lovelyz fazem sucesso? É um R&B moderno, bem conduzido, com integrantes carismáticas e esses MVs sem graça com cores suaves que tanto fazem sucesso hoje em dia. A cabeça dos korebas é um mistério.

Brave Girls - Deepened.



O número de visualizações desse é um crime. Uma calamidade. Me contorço. Até Hello Venus tem mais. Candidata fortíssima a um Top 5 de 2016. Deepened é o primeiro comeback do grupo em 3 anos, com uma formação nova (3 integrantes saíram e 5 entraram!!!), e em um ano permeado pelo retrô, as garotas conseguiram se destacar com uma faixa nostálgica e dançante.

O mais bizarro disso tudo? Mesmo com essa baita qualidade, o "chefão" delas é o Brave Brothers. O plural mais singular do k-pop.

E ah, elas voltam dia 27.

Snuper - Platonic Love



A melhor faixa masculina de 2016, até aqui. Armys e Exotics, deixem o fanatismo de lado e admitam. Monster e Save Me são boas, mas isso aqui é ouro. Primeira produção do Sweetune desde 2014, e é uma volta em grande estilo.

Dá pra colocar no meio de Embalos de Sábado à Noite e ninguém vai sentir um elemento dissonante.

 ChoColat - Black Tinkerbell



Quando eu conheci ChoColat, fiquei animadão pra ir atrás da discografia. Aí descobri que elas já eram, um fato que por si só poderia justificar a existência do demônio por nos tirar algo tão precioso. Desde que partiram, não teve um grupo pra lançar um dark synthpop de tanto esmero. Enquanto isso, o sweet white little mouse light synthpop segue firme com 489 lançamentos genéricos a cada piscada.

 Big Bang (Remix) l J.Chen x D.So x P.Keys - If You -


Ok, não é um grupo, mas vale bastante a conferida. Big Bang é minha boyband favorita by far, mas vou ser franco, esse cover ficou muito superior à versão original. As vozes mais aveludadas e suaves do trio se adequaram melhor ao ritmo cadenciado da baladinha, principalmente nas partes que são do T.O.P, com seu vozeirão, e do estridente GD.

HA:TFELT - Peter Pan



HA:TFELT - leia-se Heartfelt/ profundamente sincero - é apenas o pseudônimo estilizado de Yeeun, do Wonder Girls. Sendo, talvez, a melhor vocal de um grupo com vozes maravilhosss, é quase óbvio que sua enveredada solo fosse tão eficiente. Entre tantas melodias agradáveis, destaco Peter Pan também pela letra e sua simplicidade. É basicamente voz e violão, e funciona extraordinariamente bem.

Saero feat nome em Hangul - Lately 



E pra encerrar o post, a responsável pela ideia de sua criação. Indicação dum recente brother capopeiro meu, Saero é uma....mulher. Essa é basicamente a única informação encontrável na rede em inglês/ português que obtive, o resto direciona pra assuntos como o Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia, que foge levemente do tema debatido. A música faz parte do excelente EP Relax Your Mind, lançado em Julho do ano passado, que você pode encontrar aqui.

O que mais me incomoda é que provavelmente essa mulher pode estar morta e não sabemos, o que é uma lástima, um verdadeiro desperdício de talento, como podem averiguar ao ouvir. Uma voz forte, mas de certa forma afetuosa, combinação que em rápido raciocínio só consigo encontrar na dupla de Davichi, Park Bo-young e Younha.

------------

Por hoje é só, caros Delirianos. Tenho conteúdo para muito mais colunas dessa, e gostaria enormemente de fazê-lo, dependo do feedback que fornecerão, e estejam livres para dicas de outros hinos Nugus nos comentários.

Não deixe de curtir a página do Delírios no Facebook.

Marcadores: , ,