F(x), o Grupo Mais Subestimado do K-pop

amber sully krystal victoria luna f(x)
Venha conhecer - de verdade - o f(x).
Criado em 2009, o f(x) é um daqueles casos de grupos que todo mundo conhece, mas nem todo mundo realmente dá bola. Com exceção aos super-hits Electric Shock, Red Light, Hot Summer, Rum Pum Pum Pum e etc... você realmente escutou f(x)?

Quando digo escutar, não me refiro a pegar o single do comeback, ouvir algumas vezes e deu. Quando digo escutar, é prestar atenção à sonoridade e degustar a canção, não apenas ouvi-lá porque é do f(x), um girl group famoso.

Sei que que é um certo vício miscigenado no meio do fandom Kpopper muitas vezes focar apenas no Single de lançamento, afinal, é este que serve para divulgar o ato em programas e tudo mais, mas esse hábito acaba por limitar e muito a apreciação que você pode ter com um artista(s)

Não sei bem como funciona a escolha do main hit, mas é cada vez mais frequente um EP ou LP possuir um b-side ou o que quer que seja superior a singles apáticos como o recente Liar Liar, de Oh My Girl e One of These Nights, do Red Velvet. São músicas que não vingaram o quanto esperava-se, e por isso, grande parte do povão rotulou o retorno dos grupos como ruim, mas sem tomar nota do disco completo. E nesses discos, meus amigos, tem coisa bem melhor. Utilizei OMG e RV como exemplos para ilustrar um quadro geral do k-pop. 

Essa mania prejudica especialmente grupos que costumam lançar álbuns completos, ao invés de EP's simples, e é esse o caso do f(x), que possui quatro álbuns para apenas 2 Extended Plays, um verdadeiro anacronismo. E o pior, são todos álbuns muito bons. 

As integrantes:
f(x) integrantes membros members amber krystal sulli luna victoria


Ao contrário do SNSD(meu grupo favorito, antes que comece a peleia), o f(x) foi sempre, de certa forma, "manejado" com certo desleixo pela SM, e isso é bom, apesar de tudo. Ao contrário da maioria do catálogo da empresa mercenária, o f(x) nunca prendeu-se a um estilo apenas e o dissecou até saírem as tripas, mas sim transitou por variados ritmos sonoros, um verdadeiro grupo experimental, mais ou menos o que o Red Velvet tem tentado fazer, mas AINDA sem a mesma originalidade e eficiência.

Red Light e Pink Tape, tiveram como single, respectivamente, Red Light(avah) e Rum Pum Pum Pum, farofonas que eu particularmente gosto bastante, mas restringir-se apenas a elas é um equívoco bárbaro, pois são músicas que apesar de MUITO boas, são mais convencionais e comerciais, fáceis de agradar uma grande parte do publico. É no resto dos discos que a verdadeira essência do f(x) está, onde podemos notar o diferencial destas 5 4 meninas.

E esse diferencial, meus caros, faz do f(x) um dos melhores - e mais subestimados - grupos do K-pop.

Busquei montar a playlist em 4 fases:


Com essa segmentação, deixei-a com uma boa fluidez, sem tantas quebras abruptas de ritmo, mas se tratando de f(x), isso torna-se bem difícil. Ao menos serve pra justificar meu ponto, sobre como elas exploram TUDO.

Abaixo dos vídeos, também deixei um link para download de uma pasta com as músicas, caso alguém goste ou não tenha paciência para ver tudo agora. A única obrigação é: ESCUTE!

Danger/2011



Snapshot/2013



Nu Abo/2010



Boom Bang Boom/2014



Rum Pum Pum Pum/2013



Pretty Girl/2013



Gangsta Boy/2011



Papi/2015



Butterfly/2014



Milk/2014



Dracula/2014



Paper Heart/2014



Airplane/2013



Beautiful Stranger/2012



Ending Page/2013



So Into U/2011



Sorry/2011



4 Walls/2015



----

*Link para Download.

Vou parar por aqui para não deixar o post mais longo do que já está, mas acho que minha discussão já esta frisada. Poucos grupos mantiveram uma consistência tão grande em qualidade ao longo de 6 anos como o f(x), e com certeza nenhum com tanta diversidade de alto nível. Faça como eu, seja um MeU(o fandom que surgiu com 7 anos de atraso).

krystal gif fx f(x) cute


Marcadores: ,