10 Baladas para Perder o Preconceito com o K-pop

snsd integrantes girls generation
Hora de perder o preconceito - e sofrer.

O mundo do K-pop é feito de extremos. É literalmente "ame ou odeio". Quem nunca tentou apresentar pra um amigo(a) e recebeu aquela poker face incrédula da pessoa, sem acreditar que ouvíamos aquilo? É compreensível que o estilo peculiar do pop coreano possa desagradar algum, já que a imagem geral passada pelos MV's é de muita energia, melodias agitadas, coreografias, muitas cores, purpurina, maquiagem e vários - vários - integrantes por grupo. Mas essa concepção universal que leva muitas pessoas a passarem longe e desprezarem o gênero do K-pop, assim com todo preconceito, ESTÁ ERRADO.

Uma parte desse preconceito é culpa do próprio funcionamento da indústria, já que costuma investir muito mais em produtos instantâneos, promovendo pequenos EP's ao invés de álbuns completos, o que leva a um acúmulo de conteúdo que permite as empresas focarem apenas em músicas específicas - os famosos singles. E como 88,71% desses singles são, como supracitado, agitados e coloridos, formou-se a ideia, entre leigos, de que tudo relacionado ao K-pop é assim, afastado pessoas com outros gostos.

Os exemplos disso são infindáveis. Os MV's mais assistidos do Youtube(ignorando o Psy, é claro) são quase todos seguindo essa linha: Fantastic Baby, Gee, I Got a Boy, I Am The Best, The Boys, Mr. Taxi, Bubble Pop, Electric Shock, Mr. Simple, Oh!, Sorry, Overdose e por aí vai. Elas podem até contar com pegadas de Rap e EDM, mas majoritariamente, o Pop está lá. São canções para dançar.

Porém, meus amigos capopeiros, como bem sabem, o K-pop também possui, em um canto escuro, uma quantidade considerável de BALADINHAS. Músicas deprês, pra bad, melancólicas, de cortas os pulsos e completamente diferentes dos Ice Cream Cakes da vida. O intuito desse post é justamente listar 10 dessas BALADINHAS para você apresentar pro seu amigo que reclama justamente dos fatores citados, para mostrá-lo que o K-pop é tão choravel(palavra patenteada) quanto Adele ou Radiohead.

* Lembrado que elas não estão listadas relacionadas com minha preferência, apenas aleatoriamente de acordo com o funcionamento de minha memória.

10 - U-Kiss - Take me Away


Não sou muito fã de boybands, apenas gosto de algumas poucas músicas aleatórias. Entre elas, estão duas calminhas do U-Kiss. Foi difícil decidir entre esta e Only You, mas fiquei com Take me Away pelo fato de achar um pouco menos melosa e enjoativa, além do bom uso do english no refrão. São duas canções com boas letras e com cara de dorama, muito gostosas de se ouvir quando bater a bad.

9 - Ladie's Code - I'm Fine, Thank You


Como dói ouvir esta música. Não era e nem sou fã da Ladies Code, mas uma tragédia é sempre uma tragédia, e além da óbvia tristeza pelas circunstâncias que levaram as meninas, sempre vem o pensamento de como seria caso isso ocorresse com uma integrante, ou até qualquer pessoa que é importante para você. Na época, muitos afirmaram que a empresa estava se aproveitando da ocasião para divulgar o grupo, o que é uma grande insensibilidade. Uma música profunda e com uma mensagem de esperança que serve de homenagem para o legado de EunB e Rise.

8 - Fiestar - Today


Dizem certas pessoas que eu sou masoquista por gostar tanto de grupos floops, mas masoquista é quem deixa de ouvir preciosidades como esta apenas por estarem afastadas da mídia, enquanto muitos mainstreams vivem apenas do nome. Fiestar debutou em 2012, mas até hoje, não conseguiu reconhecimento, mesmo após tantas boas canções como essa linda balada, faixa do EP Black label, do ano passado. Espero que a recente notoriedade que Yezi tem recebido ajude as garotas.

7 - Big Bang - Tell me Goodbye


Big Bang talvez seja o único boygroup que eu aprecie mais de 5 músicas. Não curto muito o conceito bad boy que preenche quase toda seus MV's, mas no meio de tanta mesmice, há essa Tell Me Goodbye, com uma mistura interessante entre balada e rap, e aproveitando os vocais de GD e Top, quais considero os mais talentosos do grupo. O MV estiloso também tem seu valor, enquanto que a letra é aquela de sempre sobre amor, mas a melodia faz valer a pena.

6 - Jessica - One Year Later



Ah, que saudades da Jessica <3, mal posso esperar pra seu lançamento solo. Um exemplo do seu potencial é essa versão live de One Year Later, que ressalta o alcance de sua voz e a presença de palco. Minha única reclamação é não haver uma versão Full Jessica.

5 - Taeyeon - Set Me Free



É dificílimo separar apenas uma baladinha de Taeyeon para colocar aqui. Além do excelente mini "I" e das recentes Rain e Secret, a líder do SNSD possui uma extensa lista de músicas para OST's de doramas e outros projetos da SM. Resolvi por deixar esta pelo fato de não ser tão conhecida e pela oportunidade da amostra ao vivo, que serve para rechaçar qualquer hater das Girls's Generation que acusam as 9 8 meninas de viverem de auto-tune, o que é uma tremenda idiotice. Recomendo que escutem também este compilado com suas melhores baladas.

4 - 2NE1 - CBH- Unplugged



Essa versão de Come Back Home simplesmente anula sua versão original. A letra da canção não combina nada com a inconstância do ritmo do single, que começa suave e vira um EDM alucinógeno, tirando o destaque dos belos vocais. Ao menos corrigiram com a versão Unplugged, modo ideal como deveria ser gravada. Uma pena não ter MV.


3 - AKMU - Melted

A indústria do K-pop parece possuir uma regra tácita que torna os sexos imiscíveis, apenas os permitindo colaborações esporádicas. No meio disso, a dupla do AKMU é um alento pela forma simplória com a qual as vozes de Lee Soo-hyun, Lee Chan-hyuk se completam. Claro que a canção por si só é bela e degustável, mas recomendo fortemente assistirem ou mostrarem-a junto com o MV, que é uma verdadeira obra-prima de significados. Uma pena esse estilo não fazer tanto sucesso nos Korebas, pois os irmãos são muito talentosos. Para quem conhece, eles lembram muito o estilo da dupla american "The Civil Wars".

2 - Davichi - Cry Again


As rainhas da balada, mas no sentido calmo da coisa. Totalmente focadas neste gênero, as duas garotas, desde 2008, colecionam acertos e boas colaborações, com grupos como T-ARA e o recente com K.will. Outra que recomendo ser assistida/mostrada juntamente com o emocionante MV.

1 - SNSD - Sunflower + Divine




A capa do post, Taeyeon, Jessica e agora DUAS do SNSD? Você é paga pau delas, né? Sou, honestamente, sou. Mas de forma ponderada e justificada.

Talvez o grupo mais injustiçado por aquilo que disse na introdução do post, devido os seus maiores singles serem POP's juvenis como Gee e Oh!. Certamente são as idols mais conhecidas globo afora, e uma das responsáveis pelo hallyu do K-pop. Não adianta negar, é fato. Eu mesmo entrei neste mundo quando ouvi Gee, em 2010, e conheço várias pessoas na mesma situação, pois antes do atual apocalipse de Idols, com debuts frenéticos o ano todo, as Girl's Generation reinaram quase que sozinhas por 3 anos, e com uma variedade incrível de personalidades distintas e carisma, conquistaram uma legião enorme de fãs - os sones.

Digredi demais para defendê-las, mas é inegável que em meio a extensa discografia que formaram desde 2007, são muitas as baladas que podemos destacar. Entre todas elas, optei por Sunflower e Divine. A 1ª por lembrar uma época mais dourada e ingênua das garotas, no longínquo 2011, além desse lindo refrão com as 9 vozes juntas. Tenho certeza que já a escutei mais de 200x ao longo da vida, e até hoje, não enjoei.

Divine é um caso complexo. Ver esse MV, até hoje, me dilacera a alma. A última participação oficial de Sica em um clipe - desconsiderando Catch me if You Can - é recheada com uma ironia que parece ficção. Á 1ª vista, trata-se uma letra bonita sobre sentimentos e amizade, mas as circunstâncias a tornaram terrivelmente hipócrita, e quis o destino que justamente Jessica proclamasse o "we're always one", o que se desmentiu ainda no mesmo ano. Seria cômico, se não fosse trágico.

Apesar disso, recomendo fortemente que escutem outras baladas do SNSD através desse útil compilado.

-

Espero que tenham gostado da lista, e caso tenham alguma sugestão, só deixar nos comentários. Gostaria de ter incluído mais músicas no post, mas isso o tornaria muito longo. Se receber um bom feedback, planejo fazer uma 2ª parte.



Marcadores: , ,