Previsões Para o Oscar - Melhor Ator

12/11/2015 0 Comments A+ a-

oscar 2016 ator
A Temporada de Prêmios vêm aí!

Ano acabando, várias premiações anunciando seus indicados e cada vez mais torna-se claro quem são os francos favoritos à levantar estatuetas por seus esforços na grande tela. Essa semana, o SAG(Sindicato dos atores) e o Golden Globe - Oscar da 2ª divisão -  revelaram os profissionais agraciados com o reconhecimento de seu trabalho. Apesar de uma ligeira discrepância, no geral os nomes listados já eram esperados, e o que veremos no Oscar não deve ser muito diferente.

São 10 homens concorrendo na categoria de ator principal dos Globos, e mais 5 no SAG. Com exceção de Johnny Depp, indicado ao SAG e não aos GGs - algo surpreendente, considerando o apreço que a premiação possui por astros -, os nomes são compatíveis. São cerca de 10 atores brigando por 5 vagas, sendo que ao menos 3 já são nomes cativos e praticamente garantidos. Mas afinal, quem são os favoritos a comparecer na maior festa do cinema mundial?!

Textos Recomendados:

Leonardo DiCaprio
dicaprio 2016

Filme: O Regresso - Trailer.

O melhor ator da atualidade meu ator favorito. Que homem e profissional é DiCaprio! São ao menos 13 anos sem participar de um longa ruim, e mesmo que não goste de alguma das fitas que o mesmo estrelou neste tempo, não pode negar que ao menos sua atuação foi mais do que competente. 

Gangues de Nova York, Prenda-me Se For Capaz, O Aviador, Os Infiltrados, Diamante de Sangue, Rede de Mentiras, Foi Apenas um Sonho, Ilha do Medo, A Origem, J. Edgar, Gatsby, Django e Lobo de Wall Street. Uma sequência fenomenal de interpretações exuberantes, sem contar o prestígio dos diretores que o conduziram.

Apontado como um dos maiores injustiçados da história do prêmio(5 indicações sem vitória, além de ter sido esnobado outras vezes), muitos críticos e jornalistas afirmam que a hora finalmente chegou. Sua atuação em "The Revenant" tem sido descrita como visceral. Além do esforço físico que passou para o papel, algo que a academia adora, deve-se valorizar o tipo do personagem de Leo. O próprio ator disse ter poucas falas durante a projeção, o que deve ter exigido um expressionismo corporal notável para gerar veracidade e empatia.

DiCaprio não precisa de um prêmio para justificar seu talento, mas se a hora finalmente chegou, é mais do que merecido por tanto tempo mantendo uma regularidade assombrosa.


Michael Fassbender
fassbende oscar 2016


Filme: Steve Jobs - Trailer.

Fassbender surgiu tarde para a indústria. Apesar de possuir créditos desde 2001, se tornou conhecido apenas em 2008, no longa independente "Hunger", primeiro de sua parceria com Steve McQueen. De lá para cá, a ascensão foi meteórica. Tornou-se não apenas um rosto, mas um nome conhecido e respeitado por plateia e críticos, através de uma versatilidade invejável, passando por blockbusters, faroestes e outros gêneros, sempre com uma presença marcante e eficiente.

Em 2014 recebeu sua primeira e única indicação até aqui, por "12 Anos de Escravidão", e agora é candidato a repetir o feito por sua personificação de Steve Jobs no filme de nome homônimo.

Sua interpretação foi amplamente elogiada por onde a fita passou, e ter sido lembrado tanto pelo SAG quanto pelos Globes, pode ser um indício de que algo maior está por vir.

Eddie Redmayne
redmayne oscar 2015 dinamarquesa


Atual detentor da honraria, Eddie está mais uma vez no páreo, buscando igualar o feito de Tom Hanks, que levou a estatueta 2 vezes seguidas(1994 e 1995, por Filadélfia e Forrest Gump). 

O britânico vive a melhor fase da carreira, pois além de respeito e reconhecimento, conseguiu assinar para viver o protagonista de Animais Fantásticos e Onde Habitam, da bilionária franquia Harry Potter. Sua escolha reforça o fato de que bons atores não precisam se dedicar apenas a dramas pesados, e sim devem enveredar pelo mundo das grandes produções.

Após dar vida maravilhosamente bem a Stephen Hawking, Redmayne agora aceitou o desafio de ser Lili Elbe, primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo. Sua atuação foi aclamada em festivais, mas pesa contra o fato de muitos torcerem o nariz por sua vitória na edição passada.

Johnny Depp
johnny depp 2016

Filme: Aliança do Crime - Trailer e Crítica.

Apesar de possuir uma filmografia consolidada e recheada de trabalhos memoráveis, além de 3 indicações ao Oscar, Depp estava em baixa. Seus últimos filmes naufragaram tanto em críticas quanto no quesito monetário, colocando em cheque o prestígio do superstar, que parecia estagnado.

Felizmente, 2015 chegou para Johnny mostrar por que se tornou um dos profissionais mais adorados e respeitados do ramo, principalmente nos anos 90. Em Black Mass, sua atuação é intensa e magnética, construindo o gangster de uma forma sinistra e carismática, apesar das atrocidades do mesmo. Foi indicado ao SAG e ignorado pelo GG, o que torna uma incógnita se será ou não lembrado no Oscar. Mas caso aconteça, será merecido.

Bryan Cranston
bryan cranston 2016

Filme: Trumbo - Trailer.

O que Bryan Cranston fez durante as 5 temporadas de Breaking Bad o coloca entre os maiores atores de todos os tempos. Mas inexplicavelmente, mesmo após acumular prêmios com o seu Heinsenberg, nunca havia recebido uma chance decente de demonstrar seu talento na grande tela. Era fadado a papéis coadjuvantes ou irrelevantes em blockbusters e outras obras menores. Finalmente, em Trumbo, recebeu um personagem apto para explorar seu potencial.

Dalton Trumbo foi um dos mais proeminentes roteiristas de Hollywood na década de 40, até que suas crenças políticas o colocam em risco na indústria.

Pelo trailer e comentários de quem já pode conferir a película, fica claro que o longa é um estudo de personagem complexo e interessante. Hora do inesquecível Walter White brilhar e se firmar de vez no 1º escalão Hollywoodiano. Foi lembrado tanto no SAG quanto nos GG's, o que é um bom indício.

Matt Damon
matt damon 2016


Uma das maiores surpresas do ano. A ficção científica é um refresco para Ridley Scott, que há anos não acertava de forma tão sólida, além de reforçar o bom momento do gênero, advindo da safra iniciada por Gravidade e Interestelar

O filme é um dos mais sustentados para concorrer nas categorias de diretor, roteiro adaptado e ator. Matt Damon, um dos figurões mais conhecidos do cinema, faz por merecer uma possível 3ª indicação na categoria(além de possuir uma vitória pelo roteiro de Gênio Indomável, compartilhado com Ben Affleck).

Sua atuação é irreverente e esbanja carisma e bom humor, mas sem jamais deixar de aprofundar o lado dramático que o personagem Mark Watney enfrenta em seu cativeiro no planeta vermelho. Foi indicado ao GG de melhor ator em comédia ou musical, não deve ser subestimado.

Will Smith
will smith 2016


Ele está de volta! Há pouco menos de 10 anos, Will Smith era um dos maiores atores de Hollywood. Seus filmes acumulavam milhões de bilheteria, seu nome era sinônimo de sucesso e adoração. Os estúdios e diretores brigavam para estampar seu nome em cartaz. Em meio a grande fase, Will resolveu se retirar por 4 anos, e quando voltou, a situação já não era a mesma.

Por mais aclamado que seja, a indústria não para, e o nome Smith já não era mais tão respeitado assim. Após amargar alguns fracassos e se humilhar no ridículo "Depois da Terra" para alavancar seu inexpressivo filho, Will parece disposto a retoranr paulatinamente para o ramo. Em 2014 voltou a dar um bom retorno em bilheteira no divertido "Golpe Duplo", com Margot Robbie. Em 2016 voltará às grandes produções encabeçando o elenco de "Esquadrão Suicida", e em meio a isso, temos "Concussion".

O drama esportivo retrata a luta do Dr Bennet Omatu(Smith) contra a NFL para expor como os jogadores do esporte eram suscetíveis a traumas cerebrais devido as colisões que sofriam durante os jogos.

O trailer parece meloso e a plot não é exatamente o que eu costumo curtir, mas ver um ator que cresci assistindo voltar a se esforçar para consolidar-se novamente nos cinemas, faz valer o ingresso. Foi indicado ao GG de melhor ator em drama, tendo preterido Johnny Depp.

Christian Bale e Steve Carell
christian bale brad pitt ryan gosling steve carell oscar


Dois dos atores mais competentes da atualidade, mas com carreiras extremamente distintas. Enquanto Bale(2 indicações, sendo 1 vitória por O Vencedor) construiu sua persona como alguém imponente e arrogante, Carell é, talvez, o mais profícuo humorista dos últimos anos.

Ano passado, entretanto, Steve chocou o mundo(quem entender o trocadilho vai pro céu) em Foxcatcher, mostrando uma faceta inédita, deixando todos ansiosos para novas incursões do mesmo em papéis dramáticos.

A dupla ainda terá a companhia de Brad Pitt e Ryan Gosling, numa trama baseada no livro homônimo de Michael Lewis. A história é centrada em 4 homens que não possuíam relação com o mundo das finanças, mas acabam antecipando a crise econômica americana em 2008, fazendo um investimento que os leva ao mercado negro bancário.

Não acho que tenha grandes chances ao Oscar, mas as 4 indicações ao GG o colocam na disputa.

Michal Caine
oscar 2016

Filme: Youth - Trailer.

Inadmissivelmente ignorado nas premiações até aqui, o filme de Paolo Sorrentino(A Grande Beleza) é uma preciosidade que poucos terão o prazer de assistir, e ainda menos se deleitarão com sua beleza.

Provavelmente a obra mais poética e melancólica da temporada, possui no incansável Michael Caine seu guia e grande chamariz. A atuação do veterano é uma das melhores de sua carreira, compondo um personagem profundo e tridimensional, explorando toda a carga emocional de um homem que já se encontra no fim da vida. Emocionante, sensível e singelo, merece ser conferido. 

-

E aí, concorda com a lista? Acha que algum outro ator possui chances de ser indicado? Deixe suas apostas nos comentários.