Os Melhores Filmes que Ainda Vão Estrear em 2015

10/28/2015 0 Comments A+ a-

cinema 2015
Ainda há muita coisa boa para se ver na grande tela.
Pouco mais de 2 meses para o final do ano, as boas estreias ficando cada vez mais escassas no país, ainda mais devido ao fato de que grande parte dos indicados a premiações são empurrados para o início do ano seguinte. O verão norte-americano passou, e com ele, a grande leva de blockbusters que preenche as telas durante as férias escolares dos filhos do tio Sam. Todos esses fatores contribuem para os meses de novembro-dezembro serem muitas vezes monótonos para o povo cinéfilo, principalmente aqueles de cidades pequenas que tem de se contentar com seus cinemas passando apenas longas de maior apelo comercial, ou seja, nada de obras cults e indies.

Baseado nisso, elaborei essa pequena lista enumerando filmes com algum potencial que ainda vão estrear por nosso Brasil neste 2015, afinal, nem só de Jogos Vorazes e Star Wars vive a indústria.

Espírito de Lobo/ Wolf Totem 
filmes 2015
















Sinopse: Baseado no romance "O Totem do Lobo", de Lü Jiamin. Durante a revolução cultural chinesa, o jovem Chen Zhen é enviado para viver com nômades no interior da Mongólia. Lá, o estudante começa a questionar a estranha similaridade entre o povo mongol e os lobos da região inóspita qual habitam.


Estreia: 29 de Outubro.

Direção: Jean-Jacques Annaud.
Roteiro: Jean-Jacques Annaud, John Collee, Alain Godard e Lu Wei.
Elenco: Feng Shaofeng, Shawn Dou, Ankhnyam Ragchaa.

A coprodução entre China e França foi largamente elogiada por onde passou, tendo sido, inclusive, a 1ª escolha da terra do panda para concorrer ao Oscar, o que acabou não ocorrendo devido as regras da premiação, que não permitem a fita ser indicado por um país, tendo o centro criativo de outro, nesse caso, o francês Jean-Jacques. O diretor, aliás, é dono um currículo muito prestigiado, como "O Nome da Rosa" e "Sete Anos no Tibet". 

Apesar de não ter lido o livro, a equipe reunida e o trailer são amostrar suficientes para instigar qualquer fã de cinema. Como resistir a um enredo tão interessante, assim como efeitos e fotografia tão lindos? Promete, mas infelizmente, o circuito deverá ser limitado, dando a poucos a oportunidade de conferi-lo na grande tela.

Eu, Você e a Garota que Vai Morrer/ Me and Earl and de Dying Girl
filmes 2015



 Sinopse: Baseado no livro homônimo de Jesse Andrews. Greg(Thomas Mann) é um estudante de Ensino Médio que passa a maior parte de seu tempo fazendo paródias de filmes clássicos com seu amigo Earl(RJ Tyler). Sua vida, entretanto, sofre mudanças bruscas quando começa uma amizade com uma colega de classe com leucemia(Olivia Cooke).


Estreia: 5 de Novembro.

Direção: Alfonso Gomez-Rejon.
Roteiro: Jesse Andrews.
Elenco: Thomas Mann, RJ Cyles, Olivia Cooke.

O longa fez carreira através dos festivais indies do mundo, tendo vencido o principal deles: Sundance. A plot se assemelha muito a um velho conhecido de John Green, mas possui brilho próprio - sim, já vi o filme devido ao atraso das distribuidoras para trazê-lo ao país, o que permitiu aos sites de torresmo o liberarem antes. O roteiro é bem balanceado, sabendo tirar a emoção necessária sem apelar para o melodrama. O elenco também se sai bem, mas o destaque vai para a linda, talentosa - e azarada Olivia Cooke(quem assiste Bates Motel vai entender, e que em breve vai estrelar o novo filme de Spielberg, Jogador Número 1). Independente da plataforma, o que vale mesmo é conferir esta sensível e tocante história.


007 Contra Spectre/Spectre
filmes 2015
























Sinopse: Uma enigmática mensagem do passado coloca Bond(Craig) em uma investigação sobre uma organização criminosa, a misteriosa Spectre.


Estreia: 5 de Novembro.

Direção: Sam Mandes.
Roteiro: John Logan, Neal Pervis, Robert Wade e Jez Butterworth.
Elenco: Daniel Craig, Monica Bellucci, Léa Seydoux, Ralph Fiennes, Ben Whishaw, Dave Bautista, Stephanie Sigman, Christoph Waltz.

A última participação do polêmico Daniel Craig como o lendário espião, uma parceria que deu muito certo, dando um novo gás a então desacreditada franquia, já tendo gerado 3 bons filmes. A direção fica mais uma vez com o competente Sam Mendes, profissional que é sinônimo de qualidade. Elenco, trailer, equipe técnica, tudo faz crer que teremos mais uma excelente aventura de James Bond. Quer dizer, tudo não, de Adele pra Sam Smith, que decadência....

Aliança do Crime/Black Mass
filmes 2015 johnny depp black mass





















Sinopse: A história de Whitey Bulger(Depp), um dos mais notórios criminosos dos Estados Unidos.


Estreia: 12 de Novembro.

Direção: Scott Cooper.
Roteiro: Mark Mallouk e Jez Butterworth.
Elenco: Johnny Depp, Joel Edgerton, Dakota Johnson, Benedict Cumberbatch, Adam Scott, Kevin Bacon, Peter Sarsgaard.

O longa já estreou nos EUA, onde recebeu boa recepção dos críticos, mas o destaque foi mesmo para a atuação de Johnny Depp, que estava precisando de uma volta por cima após tantos fracassos. O veterano ator, quase irreconhecível com a maquiagem, é magnético no trailer, através de simples trejeitos e um tom de voz contido, que junto com seu olhar letal, soa imponente e intimidador, sem contar o resto do cast, com o melhor que Hollywood tem a oferecer.

Jogos Vorazes: A Esperança - O Final/The Hunger Games: Mockingjay - Part 2
filmes 2015 jennifer lawrence katniss








Sinopse: Garota volta ao passado para combater dinossauros robôs híbridos com alienígenas que destruíram o mundo no futuro - Vocês sabem, gente, vocês sabem.


Estreia: 18 de Novembro.

Direção: Francis Lawrence.
Roteiro: Peter Craig e Danny Strong.
Elenco: Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Natalie Dormer, Josh Hutcherson, Juliane Moore, Gwendoline Christie, Sam Clafin, Woody Harrelson, Stanley Tucci, Philip Seymour Hoffman, Jena Malone.

Seguindo a moda iniciada com Harry Potter, temos aqui a parte 2 deste capítulo final de Jogos Vorazes, a última franquia teen que conseguiu arrebatar multidões de fãs. Essa 2ª fatia deve focar mais nas batalhas, deixando um pouco de lado o contexto(verborrágico e arrastado) político de eu predecessor, encerrando a história de Katniss, e espero que sua personagem inspire mais protagonistas femininas fortes na 7ª arte.

As Memórias de Marnie/Omoide no Mānī
filmes 2015




















Sinopse: Baseado no livro de Joan G. Robinson. Anna é enviada ao campo para salutar, lá, ela é atraída por uma mansão em estado deplorável, mas que a noite, simplesmente se enche de vida. Na mansão vive Marnie, que cria uma relação de amizade muito forte com a protagonista.


Estreia: 19 de Novembro.

Direção: Hiromasa Yonebayashi.
Roteiro: Keiko Niwa, Masashi Ando e Hiromasa Yonebayashi. 
Elenco: Sara Takatsuki, Kasumi Arimura, Nanako Matsushima, Susumu Terajima.

Mais uma pérola do glorioso estúdio Ghibli, Marnie é outro que já circula pela internet tem algum tempo, e qualquer cinéfilo aficionado por suas obras(como eu) já teve tê-lo conferido. É um filme singelo, sensível e tocante, com o esmero técnico que já estamos acostumados. Quem tiver a rara oportunidade de ver nos cinemas, por favor o faço, vai valer cada centavo e minuto.

À Beira Mar/By The Sea
filmes 2015 angelina jolie brad pitt



















Sinopse: Passado na França durante os anos 70, conta a história de Vanessa(Jolie), uma ex-bailarina e o escritor Rosband(Pitt), seu marido. Os dois enfrentam uma crise em seu casamento, e durante uma viagem pela terra de Napoleão, passam por várias experiências e tentam se reconciliar.


Estreia: 3 de Dezembro.

Direção: Angelina Jolie.
Roteiro: Angelina Jolie.
Elenco: Angelina Jolie, Brad Pitt, Mélanie Laurent, Melvil Poupaud.

A atriz parece estar enveredando de vez para uma carreira de cineasta. Nessa sua 4ª investida por trás das câmeras, vai contar com a ajuda do maridão. Seu último trabalho, Invencível, teve alguns problemas, mas é visível a evolução de sua direção, e afinal, a prática leva a perfeição. Lendo a plot, parece propenso a cair no melodrama, então resta torcer para que Angelina desabroche na nova profissão e nos brinde, assim, com mais belos longas.

No Coração do Mar/In The Heart of the Sea
filmes 2015 heart of the sea thor





















Sinopse: Adaptação do livro homônimo de Nathaniel Philbrick, que conta a história real por trás do mito de Moby Dick. - Em 1820, o navio Essex é atacado por uma gigantesca baleia cachalote, encalhando a tripulação no mar por 90 dias.


Estreia: 3 de Dezembro.

Direção: Ron Howard.
Roteiro: Charles Leavitt.
Elenco: Chris Hemsworth, Cillian Murphy, Frank Dillane, Tom Holland, Ben Wishaw, Brendan Gleeson, Charlotte Riley, Benjamin Walker.

Ron Howard é um diretor irregular e imprevisível. Já nos entregou obras lindas como "Uma Mente Brilhante", "Apollo 13" e "Rush", e outras intragáveis, como as insossas adaptações dos livros de Dan Brown e "O Grinch". Pelo trailer, um fato é que já podemos esperar por efeitos grandiosos e uma fotografia de encher os olhos. Ron tem uma leve tendência melosa em seus filmes, espero que agora, a evite e nos entregue um estimulante épico marinho.

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força/Star Wars: Episode VII - The Force Awakens
filmes 2015 han solo leia luke abrams star wars
























Sinopse: Sei lá, e essa é a beleza maior da coisa toda. 2 meses para a estreia e ainda não entregaram praticamente nada da trama.


Estreia: 17 de Dezembro.

Direção: J.J. Abrams.
Roteiro: J,J, Abrams, Lawrence Kasdan e Michael Arndt.
Elenco: Harrison Ford, Mark Hammil, Adam Driver, Carrie Fisher, Billie Lourd, Daisy Ridley, Domhnall Gleeson, Oscar Isaac, Simon Pegg, Andy Serkis, Gwendolise Christie, Warwick Davis, John Boyega, Max von Sydow, Lupita Nyong'o.

Star Wars é o maior fenômeno da cultura Pop de todos os tempos - maior que Harry Potter, maior que Senhor dos Anéis(mesmo esta sendo minha franquia favorita). Os personagens, efeitos sonoros e alguns objetos estão encravados no imaginário popular. Mesmo após o fracasso da última trilogia, a expectativa é enorme e imaculada, aumentada pelo excelente e inteligente material de divulgação. Todo mundo quer ver Star Wars, todo mundo. 

Ou vai ser a maior decepção de todas, ou um início promissor para uma nova franquia, saberemos daqui 2 meses.

As Sufragistas/Suffragette
filmes 2015 feminismo meryl streep




















Sinopse: O início do movimento feminista, mulheres que desafiaram o estado machista e opressor em busca de mais direitos.


Estreia: 24 de Dezembro.

Direção: Sarah Gavron.
Roteiro: Abi Morgan.
Elenco: Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep, Ben Wishaw, Brendan Gleeson, Anne-Marie Duff.

Nada como um filminho leve para a véspera de natal, hã? Piadas a parte, girl power é o pensamento da vez, e que ideia melhor do que mostrar o início dos movimentos em prol dos direitos das mulheres, dirigido por uma mulher e com um elenco recheado com várias das mais versáteis e eficientes atrizes da atualidade. O drama estreou no festival de Londres com recepção mista, mas os nomes do cast fazem valer a conferida.

The Witch/A Bruxa
filmes 2015





















Sinopse: Nova Inglaterra, na década de 1630, Katherine e William são os pais de uma família cristã que vive completamente isolada. Sua vida pacata desaparece junto com seu filho mais novo, iniciando uma sucessão de eventos macabros e sobrenaturais que irão os atormentar.


Estreia: 31 de Dezembro.

Direção: Robert Eggers.
Roteiro: Robert Eggers.
Elenco: Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie, Julian Richings.

Babadook versão 2015. O gênero terror está em crise e desgastado. É cada vez mais raro encontrar boas produções que sejam igualmente eficientes em assustar e cinematograficamente. Este ano, já tivemos o excelente "It Follows", e ao que tudo indicada, " The Witch" vai ser ainda melhor. O longa ganhou prêmios em Sundance e foi aclamado em Londres, além de entusiasmadas críticas por onde passou. Quanto ao trailer, é de tirar o fôlego. A ambientação é sinistra, a floresta possui uma atmosfera que lembra muito "A Bruxa de Blair", e se a construção da tensão for tão bem feita na película quanto no trailer, teremos aí um jovem clássico.


-


E aí, se empolgaram com algum filme? Esperam ansiosamente outro que não comentei?