Os Animes que Marcaram Minha Infância - Naruto

O Último Grande Anime da TV Aberta Nacional.
Texto Relacionado: Os Animes que Marcaram Minha Infância - Digimon

Certamente o mais recente anime a marcar minha infância, mas não menos importante. Naruto talvez tenha sido o último anime a fazer um grande sucesso na TV aberta brasileira, antes do domínio total dos fansubs. Não foi um estrondo comparado a Dragon Ball ou Cavaleiros do Zodíaco, mas certamente teve seu valor, criando uma boa e nova geração de fãs de mangás e animes.

A adaptação do laureado mangá de Masashi Kishimoto estreou no Japão em 2002, e apesar da obra chegar com tudo no Brasil apenas em 2007(tanto o mangá, pelo selo Planet Mangá, da Panini, quanto anime, no Cartoon e Sbt), a história do ninja de cabelo amarelo já era conhecida por aqui pelo nicho "otaku", através de revistas do gênero, como a Ultra Jovem e Anime Do, que já comentavam sobre o sucesso de Naruto no Japão, tornando-o assim umas das primeiras obras a chegarem com um pequeno anseio do público.


Revistas Anime Do falando sobre o sucesso do anime.

Naruto começou a ser transmitido no Cartoon em janeiro de 2007, mas foi em Julho, ao chegar no Sbt, que sua fama começou a aumentar consideravelmente. O sucesso foi tanto que o anime chegou a liderar a audiência de seu horário. Foram mais de 3 anos de transmissão ininterrupta, muitos números de Ibope e mais ainda de reprises(o canal passou até o fim da 3ª temporada, antes dos intermináveis fillers). Também haviam muitos produtos licenciados, como kunais e bandanas de plástico. Em seu auge, foram produzidas shurikens de brinquedo que serviam como brinde de salgadinhos.
naruto sbt infancia nostalgia chips
Nos anos dourados, Naruto esteve presente até no Supermercado.
Como toda "febre" que se preste, o anime virou alvo de discussões: "qual seu personagem favorito?" e "qual o melhor jutsu?"(eu, particularmente, gostava de Sasuke e seu chidori, apesar do jeito marrento). Lembro que voltava correndo da escola(estava no fundamental) para acompanhar as lutas e dramas do anime. Outro fato pessoal é que como costumava brincar sobre, eu tinha, atrás da porta do armário, umas 3 ou 4 folhas com nomes e descrições de vários jutsus e ninjas. Uma época saudosa e que tristemente, não voltará mais.

Infelizmente, após o auge, vem a queda. Entre 2007 e 2010, a emissora de Sílvio Santos cometeu o erro mais primário possível, algo que assola os animes na tv aberta brasileiro há muito tempo: o desgaste de imagem gerado pelo excesso de reprises. Naquela época, o acesso a internet era fácil, e com a quantidade de fansubs e e sites especializados cada vez maior, tornou-se mais conveniente e fácil seguir Naruto por streaming/downloads.

A retirada de Naruto da programação simbolizou também o fim da era dos animes na TV aberta, algo que se tornou apenas questão tempo, devido a quantidade de fansubs e sites que proliferavam na Internet. Apesar de seu melancólico fim, é fato a importância que o ninja representou, pois estimulou o mercado nacional de mangás e games, sendo uma das primeiras franquias do gênero a ter seus jogos licenciados e distribuídos em nossa terra. E acima de tudo isso, foi responsável por criar toda uma nova geração de fãs de mangás e animes, muitos que acompanham o ninja loiro até hoje.
naruto sbt infancia nostalgia sbt
Ultimate Ninja 2 e 3, dois dos primeiros jogos da franquia a chegar em nosso país. Passei muitas tardes com esses dois :D.
Apesar do foco na ação(estamos falando de um shonen), é injusto que algumas pessoas o considerem inferior devido a isso, pois Naruto possui um lado complexo muito bem construído. Aborda temas como solidão, discriminação, preconceito, negligência paterna e egoísmo, todos de maneira contundente. 

Além das feridas que toca, o anime fala muito sobre amizade e determinação, batalhar para atingir seus objetivos, não desistir na falha. Pode parecer algo bobo e clichê, mas é de suma importância que obras que possuem muitos espectadores em formação tenham mensagens positivas, não de forma didática, mas natural, orgânica e divertida, algo atingido com maestria aqui.

A trilha sonora composta por Toshio Masuda merece destaque. A quantidade de boas canções é grande, tanto dramáticas quanto épicas. Composições como Grief and Sorrow; Sadness and Sorrow; Loneliness e Snaying Necklace servem como exemplos disso. São belas e emocionantes músicas, engrandecem e muito a qualidade do anime e das cenas em que tocam, tudo isso sem soarem apelativas.

Outro trunfo da criação de Kishimoto são os personagens. A versatilidade é enorme, e a grande maioria possui seu momento de glória, algum desenvolvimento, tornando-os mais reais e factíveis, algo que facilita que nos identificamos e importamos para com eles. A tímida, apaixonada e cativante Hinata; o determinado Lee; o preguiçoso, brilhante e leal amigo Shikamaru; o orgulhoso Neji; Choji; Ino. Os mestres, Jiraya, o velho tarado; Kakashi, Iruka, que tanto teve importância no crescimento de Naruto, todos eles têm seus medos, anseios e desejos revelados e desenvolvidos na série, assim como suas personalidades e caráter. Todos sofrem alguma modificação durante a saga, algo essencial para uma obra que almeje o sucesso, e Naruto o têm, afinal, ninguém se torna o 3º mangá mais vendido de todos os tempos sem mérito.
naruto sbt infancia nostalgia
Quantidade de personagens interessantes e bem construídos é um dos fatores que se sobressaem em Naruto.
De fato, existem muitas obras melhores e mais complexas, mas poucos shonens atingiram tamanho êxito mundo afora, poucos tiveram personagens tão cativantes, um roteiro tão criativo, uma trilha sonora tão bela e mensagens tão importantes, tudo isso sem deixar de ser divertido e épico.

Naruto foi de tamanha importância para mim, que ainda hoje o acompanho, já tendo finalizado o mangá e agora esperando seu término no anime. Como muitos dizem, é uma lástima que o estúdio Pierrot tenha deixado a ganância falar mais alto, e ao invés de manter a obra fiel, encheu de filler, o que afastou muito do público durante os mais de 10 anos em que está na TV. Apesar disso, daqui alguns meses, as quintas-feiras terão um gosto mais amargo do que o habitual.

-

E aí, Naruto também fez/faz parte da sua vida?


Dattebayo!

Marcadores: , ,